Learning by Sharing Capital Natural: BCSD Portugal & SECIL

by tiago_pinto 0 Comments

O BCSD Portugal e a SECIL organizam a 6.ª sessão do Ciclo Learning by Sharing Capital Natural, que se realiza no dia 13 de novembro, das 15h00 às 16h30, em formato webinar. 

Esta sessão realiza-se no âmbito do projeto LIFE Volunteer Escapes – no qual o BCSD Portugal é parceiro – cujo objetivo é a promoção de ações de voluntariado ambiental para a conservação e proteção da natureza. Neste projeto, o BCSD procura organizar e dinamizar sessões de sensibilização e partilha de boas práticas sobre a importância da proteção e conservação do Capital Natural, com foco nas empresas e na sua integração na estratégia empresarial. 

As sessões destinam-se às empresas que estão interessadas em projetos de conservação da natureza ou em saber mais sobre as oportunidades da integração do capital natural na sua gestão, assim como aos seus stakeholders e parceiros, havendo um foco na partilha de casos de estudo empresariais. 

Nesta sessão, a SECIL partilhará connosco as estratégias e abordagens, os sucessos e insucessos, mas sobretudo os esforços visando uma minimização dos impactes e restauro ecológico dos ecossistemas, esperando com isso contribuir para o conhecimento técnico e científico. 

A SECIL implementou um Plano de Recuperação Paisagística e um Plano de Ação para a Biodiversidade nas pedreiras da fábrica do Outão, localizada no Parque Natural da Arrábida. A revegetação progressiva começou em 1983 e tinha como objetivo recriar os habitats naturais envolventes às pedreiras, usando diferentes técnicas. Durante 37 anos de revegetação, habitats com diferentes comunidades vegetais, idades e cobertura têm vindo a estabelecer-se numa área recuperada de 45 ha.  

O conhecimento científico, a investigação aplicada e a interligação de equipas multidisciplinares são pilares importantes no processo de recuperação das pedreiras da SECIL. Desde 1998, que uma equipa extensa de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) tem vindo a realizar o acompanhamento científico da revegetação das áreas recuperadas, e, em 2007, a SECIL introduziu a componente de fauna no Plano de Recuperação com o acréscimo de uma equipa de investigadores da Universidade de Évora (UÉ), que está a avaliar a ocupação da fauna nas áreas recuperadas. 

Assim, teremos presentes neste webinarenquanto oradores, para além de Alexandra Silva – responsável pela área de Biodiversidade na SECIL –, a Professora Cristina Branquinho e a Investigadora Alice Nunes, da FCUL, e o Professor António Mira e o Investigador Pedro Sagueiro, da Universidade de Évora. 

A participação neste webinar é gratuita mediante inscrição. 

Programa: 

15:00Boas vindas e agenda 

15:05 |  O BCSD Portugal e o LIFE Volunteer Escapes 

15:15 |  A importância do Capital Natural e a sua integração na estratégia empresarial 

15:40 | Recuperação e proteção da biodiversidade nas Pedreiras da SECIL-Outão 

16:20 |  Perguntas e Respostas 

16:30 |  Encerramento da sessão 

Inscreva-seaqui! 

Pode assistir ao webinar online aqui.

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>