ORGANIZAÇÃO/PARTICIPAÇÃO EM CURSOS, WORKSHOPS, SAÍDAS DE CAMPO
11-2020 (Online). “Workshop Monitorização de Mamíferos de Pequeno Porte através de Técnicas Não-Invasivas”. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora; CESAM – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro; CIBIO – Universidade do Porto; Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Local: Universidade de Évora. Duração: 4 horas. Grupos-alvo: Técnicos e vigilantes do ICNF (34 participantes).
10-2020 (Online). Ação de sensibilização “Controlo de espécies de flora invasora no projeto LIFE LINES” inserida na 1ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora. Duração: 2 horas. Grupos-alvo: Público em geral (16 participantes).
09-2020 (Online). Workshop “Registos de Mortalidade de Fauna por Atropelamento”, no âmbito do Ecology Day 2020. Organização: Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO). Duração: 2 horas. Grupos-alvo: Público em geral (14 participantes).
06-2020 (Online). Apresentação “O impacto das estradas sobre a biodiversidade: soluções do Projeto LIFE LINES”. Organização: Câmara Municipal de Lousada. Duração: 2 horas. Grupos-alvo: Público em geral (10 participantes em direto e 114 visualizações no YouTube).
02-2020. Apresentação das medidas implementadas pelo projeto LIFE LINES, com saída de campo. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora. Local: Montemor-o-Novo. Grupos-alvo: Alunos da Escola Artística António Arroio de Lisboa (12 participantes).
01-2020. Apresentação do projeto LIFE LINES. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora. Local: Castro Verde. Grupos-alvo: Alunos da Universidade Sénior de Castro Verde Setúbal (27 participantes).
01-2020. Apresentação do projeto LIFE LINES. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora. Local: Setúbal. Grupos-alvo: Alunos do 8º ano do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama de Setúbal (22 participantes).
01-2020. “Workshop Monitorização de Mamíferos de Pequeno Porte através de Técnicas Não-Invasivas”. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora; CESAM – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro; CIBIO – Universidade do Porto; Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Local: Universidade de Évora. Duração: 7 horas. Grupos-alvo: Técnicos e vigilantes do ICNF (43 participantes).
01-2020. Ação de formação sobre o projeto LIFE LINES e a monitorização de fauna atropelada. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora. Local: Évora. Grupos-alvo: Militares da Guarda Nacional Republicana (37 participantes).
12-2019. Apresentação do projeto LIFE LINES. Organização: Eco-Escolas de Arraiolos, com a participação da Unidade de Biologia da Conservação. Local: Arraiolos. Grupos-alvo: Alunos da Escola E.B.2,3/S. Cunha Rivara de Arraiolos (22 participantes).
11-2019. Apresentação “Biodiversidade e serviços de ecossistemas em vinhas: gestão de áreas agrícolas e consumo de pragas”. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora. Local: Torre da Herdade do Esporão, Reguengos de Monsaraz. Grupos-alvo: Proprietários, agricultores e gestores de empresas agrícolas.
11-2019. Apresentação “Gestão agrícola, biodiversidade e serviços de ecossistemas”. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora. Local: Herdade da Mitra, Évora. Grupos-alvo: Proprietários, agricultores e gestores de empresas agrícolas (65 participantes).
11-2019. Apresentação do projeto LIFE LINES nas I Jornadas de Anfíbios. Organização: Associação Almargem e Câmara Municipal de Loulé, com a participação da Unidade de Biologia da Conservação. Local: Loulé. Grupos-alvo: Técnicos de empresas, associações, municípios, docentes e público em geral.
10-2019. Noite das Criaturas das Trevas. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora e Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. Local: Montemor-o-Novo. Grupos-alvo: Público em geral (31 participantes).
10-2019. Noite das Criaturas das Trevas. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora. Local: Herdade da Mitra, Évora. Grupos-alvo: Público em geral (19 participantes).
10-2019. Noite das Criaturas das Trevas. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora; Câmara Municipal de Évora; Núcleo Museológico do Alto de S. Bento. Local: Alto de S. Bento, Évora. Grupos-alvo: Público em geral (27 participantes).
10-2019. Apresentação do projeto LIFE LINES nas Jornadas Técnicas do “Grupo de Trabajo de fragmentation de Hábitats causada por Infraestructuras de Transporte”. Local: Barcelona. Duração: 2 dias. Grupos-alvo: Técnicos, investigadores e gestores de infraestruturas lineares de transporte.
10-2019. Passeios na Iniciativa “Dias Tranquilos”. Organização: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com participação da Unidade de Biologia da Conservação. Local: Área de implementação do projeto LIFE LINES. Grupos-alvo: Público em geral (30 participantes).
09-2019. Noite Europeia dos Investigadores. Organização: Universidade de Évora, com a participação da Unidade de Biologia da Conservação. Local: Évora. Grupos-alvo: Público em geral (164 participantes).
09-2019. Passeios na Iniciativa “Dias Tranquilos”. Organização: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com participação da Unidade de Biologia da Conservação. Local: Área de implementação do projeto LIFE LINES. Grupos-alvo: Público em geral (10 participantes).
09-2019. Stand com várias atividades na Feira da Luz em Montemor-o-Novo. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora e Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. Local: Montemor-o-Novo. Duração: 5 dias. Grupos-alvo: Público em geral.
07-2019. Apresentação “Biodiversidade e serviços de ecossistemas em vinhas: morcegos, aves e artrópodes para o consumo de pragas”. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora. Local: Torre da Herdade do Esporão, Reguengos de Monsaraz. Grupos-alvo: Proprietários, agricultores e gestores de empresas agrícolas.
07-2019. Apresentação sobre o projeto LIFE LINES – Estradas com Vida, durante a 4ª edição do IGNITE PORTUGAL@ÉVORA – Powering a Better Future. Organização: Fundação Eugénio de Almeida. Local: Évora. Grupos-alvo: Público em geral.
07-2019. Passeios na Iniciativa “Dias Tranquilos”. Organização: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com participação da Unidade de Biologia da Conservação. Local: Área de implementação do projeto LIFE LINES. Grupos-alvo: Público em geral (24 participantes).
06-2019. Apresentação “Morcegos como consumidores de pragas – vinhas”. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora. Local: Herdade dos Grous, Albernôa, Beja. Grupos-alvo: Proprietários, agricultores e gestores de empresas agrícolas.
06-2019. Apresentação sobre o projeto LIFE LINES na Feira de S. João. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora. Local: Évora. Grupos-alvo: Público em geral.
06-2019. Dia Aberto com o projeto LIFE LINES. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora e Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. Local: Área de implementação do projeto LIFE LINES. Grupos-alvo: Público em geral (37 participantes).
06-2019. Conhecer o Núcleo de Interpretação Ambiental. Organização: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com participação da Unidade de Biologia da Conservação. Local: Baldios, Montemor-o-Novo. Grupos-alvo: Público em geral (40 participantes).
06-2019. Passeios na Iniciativa “Dias Tranquilos”. Organização: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com participação da Unidade de Biologia da Conservação. Local: Área de implementação do projeto LIFE LINES. Grupos-alvo: Público em geral (16 participantes).
05-2019. Apresentação “Morcegos como consumidores de pragas – vinhas”. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora. Local: Herdade de Pinheiros, Fundação Eugénio de Almeida, Évora. Grupos-alvo: Proprietários, agricultores e gestores de empresas agrícolas.
05-2019. Workshop “As pragas do Montado e o papel ecológico das aves e dos morcegos” integrado nas Tertúlias do Montado (ICAAM). Organização: ICAAM e Unidade de Biologia da Conservação. Local: Herdade de Coelheiros, Igrejinha, Arraiolos. Grupos-alvo: Proprietários, agricultores e gestores de empresas agrícolas (36 participantes).
05-2019. Apresentação das medidas implementadas no projeto LIFE LINES, com saída de campo. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora e Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. Local: Área de implementação do projeto LIFE LINES. Grupos-alvo: Alunos do 3º ciclo do ensino básico (19 participantes).
05-2019. “O esplendor da natureza aqui tão perto. Passeio na Ribeira de Lavre”. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora; Câmara Municipal de Montemor-o-Novo; Junta de Freguesia de Lavre. Local: Lavre, Montemor-o-Novo. Grupos-alvo: Público em geral (8 participantes).
04-2019. Apresentação “Biodiversidade e o regadio: impactos, alterações na paisagem e cenários futuros”. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora. Local: Alvito. Grupos-alvo: Proprietários, agricultores e gestores de empresas agrícolas.
04-2019. Passeios na Iniciativa “Dias Tranquilos”. Organização: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com participação da Unidade de Biologia da Conservação. Local: Área de implementação do projeto LIFE LINES. Grupos-alvo: Público em geral (23 participantes).
04-2019. Conhecer o Núcleo de Interpretação Ambiental. Organização: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com participação da Unidade de Biologia da Conservação. Local: Baldios, Montemor-o-Novo. Grupos-alvo: Público em geral (37 participantes).
04-2019. Apresentações sobre o projeto LIFE LINES. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora e Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. Local: Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo. Grupos-alvo: Alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico (40 participantes).
03-2019. Seminário “Bio-sustentabilidade em Vinhas”. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora. Local: Herdade do Esporão. Grupos-alvo: Proprietários, agricultores e gestores de empresas agrícolas (41 participantes).
03-2019. Jornadas Pedagógicas do Ambiente. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora e Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. Local: Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo. Grupos-alvo: Alunos do 3º ciclo do ensino básico (100 participantes).
03-2019. Apresentação do projeto LIFE LINES na Associação Porta Mágica. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora e Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. Local: Montemor-o-Novo. Duração: 2 dias. Grupos-alvo: Jovens com diversidade funcional, até aos 17 anos (11 participantes).
2018-2019. Instalação de barreiras para anfíbios. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora e Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. Local: Área de implementação do projeto LIFE LINES. Duração: 5 dias. Grupos-alvo: Jovens inseridos no programa de voluntariado de Montemor-o-Novo (40 participantes).
11-2018. Atividade “Save the Frogs”. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora e Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. Local: Área de implementação do projeto LIFE LINES. Duração: 2 dias. Grupos-alvo: Público em geral, particularmente jovens (42 participantes).
11-2018. “O esplendor da natureza aqui tão perto. Passeio na Ribeira de Lavre”. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora; Câmara Municipal de Montemor-o-Novo; Junta de Freguesia de Lavre. Local: Lavre, Montemor-o-Novo. Grupos-alvo: Público em geral (80 participantes).
10-2018. Apresentação “Fauna do Montado”, inserido no Seminário Público “Montados – Conservação, Educação e Biodiversidade”. Organização: Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza. Local: Avis. Grupo-alvo: Público em geral, nomeadamente proprietários, agricultores e gestores de empresas agrícolas, e ONGs.
10-2018. Noite das Criaturas das Trevas. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora e Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. Local: Montemor-o-Novo. Grupos-alvo: Público em geral (17 participantes).
10-2018. Noite das Criaturas das Trevas. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora. Local: Alto de São Bento, Évora. Grupos-alvo: Público em geral (23 participantes).
09-2018. Stand com várias atividades na Feira da Luz em Montemor-o-Novo. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora e Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. Local: Montemor-o-Novo. Duração: 5 dias. Grupos-alvo: Público em geral (215 participantes).
06-2018. Atividade de sensibilização “Rota da Floresta”. Organização: ECOESCOLAS da ABAE, com a participação da Unidade de Biologia da Conservação. Local: Montemor-o-Novo. Grupos-alvo: Alunos da Escola E.B.2,3 S. João de Deus de Montemor-o-Novo (40 participantes).
05-2018. “Intensive Course on Restoring degraded lands to improve biodiversity: hands on a quarry site”. Coordenação: Cristina Branquinho, Graça Oliveira, Teresa Mexia, Alice Nunes, Otília Correia, Alexandra Silva, Pedro Salgueiro, Amália Oliveira, Carmo Silva e António Mira. Local: Pedreira da SECIL, Outão. Duração: 2 dias. Grupos-alvo: Técnicos e gestores de áreas degradadas, e ONGs de Ambiente.
04-2018. Atividade “Save the Frogs Day”. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora. Local: Área de implementação do projeto LIFE LINES. Grupos-alvo: Público em geral, particularmente jovens (13 participantes).
02-2018. Instalação de barreiras para anfíbios com o grupo de Voluntariado Jovem. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora e Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. Grupos-alvo: Jovens até aos 17 anos (40 participantes).
10-2017. Noite das Criaturas das Trevas. Noite das Criaturas das Trevas. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora. Local: Área de implementação do projeto LIFE LINES. Grupos-alvo: Público em geral (13 participantes).
05-2017. Night Walk na Serra de Monfurado, com o projeto LIFE LINES. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora. Local: Área de implementação do projeto LIFE LINES. Grupos-alvo: Público em geral (35 participantes).
04-2017. Apresentação “Novas ferramentas para a monitorização e avaliação de serviços de ecossistemas em sistemas de produção tradicionais do Alentejo sujeitos a intensificação”. Organização: Ovibeja. Local: Beja. Grupos-alvo: Público em geral.
04-2017. Passeios na Iniciativa “Dias Tranquilos”, com o tema “Fauna e Vias Rodoviárias”. Organização: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com participação da Unidade de Biologia da Conservação. Local: Área de implementação do projeto LIFE LINES. Grupos-alvo: Público em geral.
03-2017. Passeios na Iniciativa “Dias Tranquilos”. Organização: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com participação da Unidade de Biologia da Conservação. Local: Área de implementação do projeto LIFE LINES. Grupos-alvo: Público em geral.
10-2016. Noite das Criaturas das Trevas. Organização: Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora. Local: Área de implementação do projeto LIFE LINES. Grupos-alvo: Público em geral (24 participantes).
02-2015. “Ações de recuperação da biodiversidade em Pedreiras”, saída de campo. Organização: Centro Técnico Corporativo da SECIL. Local: SECIL-Outão. Grupos-alvo: Alunos universitários.
06-2011. “Valorização ambiental de pedreiras”, percurso ambiental. Organização: Centro Técnico Corporativo da SECIL. Local: SECIL-CMP. Grupos-alvo: Professores do Agrupamento de Escolas de Maceira.
05-2011. Percurso ambiental do “Dia da Biodiversidade” inserido na “Semana de Portas Abertas da Fábrica de Maceira-Liz”. Organização: Centro Técnico Corporativo da SECIL. Local: SECIL-CMP. Grupos-alvo: Público em geral.
05-2011. Percursos noturnos na natureza no âmbito da “Semana de Portas Abertas da Fábrica de Maceira-Liz”. Organização: Centro Técnico Corporativo da SECIL. Local: SECIL-CMP. Duração: 2 dias. Grupos-alvo: Público em geral.
04-2011. “Ações de recuperação da biodiversidade em Pedreiras”. Organização: Centro Técnico Corporativo da SECIL. Local: SECIL-Outão. Grupos-alvo: Alunos universitários.
03-2011. “Ações de recuperação da biodiversidade em Pedreiras”. Organização: Centro Técnico Corporativo da SECIL. Local: SECIL-Outão. Grupos-alvo: Alunos universitários.
11-2009. Percurso ambiental no âmbito do Seminário “Environment, Safety and Biodiversity”. Organização: Centro Técnico Corporativo da SECIL. Local: SECIL-Outão. Grupos-alvo: Técnicos, investigadores e gestores de cimenteiras.